Suplementação
Dicas para escolher o melhor suplemento para sua criação.
Quando o assunto é suplementação animal deve-se ter em mente que o uso dessa tecnologia é empregado para melhorar a lucratividade do sistema de produção. Neste sistema, o pasto é o mais importante. Por sua vez a suplementação, como o próprio nome diz, é um suplemento, que visa potencializar o consumo e o aproveitamento da forragem pelo animal.
É necessário avaliar e definir a estratégia mais adequada a cada propriedade de acordo com a realidade da fazenda. Neste sentido, o custo da estratégia (R$/cabeça/mês) deve ser levado em consideração para que o valor desembolsado esteja de acordo com o orçamento proposto, não afetando o fluxo de caixa da propriedade.
Qual é a meta proposta? Isso vai nortear a escolha da estratégia nutricional. É importante ser realista, avaliando o histórico de índices da propriedade e se a estratégia escolhida conseguirá atingir o objetivo. Uma vez definido o planejamento, é o momento da execução da estratégia.
A rotina de fornecimento do suplemento vai depender de se a estratégia definida é de alto ou baixo consumo. O ponto fundamental para ambas é não deixar faltar produto e, além disso, garantir o espaçamento adequado de cocho para os animais.
A composição da forrageira varia ao longo do ano e ajustes na formulação serão necessários para suprir a falta de proteína nas épocas secas do ano. Com a utilização de aditivos promotores como monensina, virginiamicina, salinomicina, flavomicina, entre outros, foi observado efeito potencializador no ganho médio diário (GMD).
Por fim, para o monitoramento é importante analisar se o consumo do suplemento está de acordo com o esperado pela estratégia definida, tal qual o GMD. Se estes itens não forem atingidos, é necessário rever a formulação para alcance da meta proposta.


